Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Proposta de uma competição de base no Beach Handebol no Brasil

Gente, nessas ultimas semanas foi postado no Blog do Guerra-Peixe uma grande proposta de um campeonato nacional entre equipes de beach handebol do brasil.
No no dia 1º de julho o Guerra postou o seguinte:


Proposta de Competição de Base no Brasil

No Brasil que pratica o Handebol de Areia existe a cobrança por competição na categoria de base. As explicações para não realizar um evento dessa natureza são conhecidas de todos que lutam em competições adultas: país continental, altos custos e falta de patrocinadores, entre outros.
Precisamos discutir e apresentar uma proposta viável e exequível de competição de base. Penso que há espaço para isso. Darei início a uma proposta e espero receber ideias (no blog, não no FACEBOOK), para ao final termos um documento que possa ser entregue ao Diretor de Handebol de Areia da CBHb.
Antes de apresentar a proposta gostaria de lembrar que não adianta pensar em algo que onere a CBHb ou a cidade sede de uma forma que inviabilize a competição. Precisamos pensar num modelo onde a competição seja enxuta e possível de ser realizada.

O Guerra fez as seguintes propostas:


  • Competição de clubes e por inscrição, com no máximo 10 equipes por naipe. No futuro poderemos evoluir para etapas classificatórias regionais;
  • Idade até 18 anos feitos no ano. Exemplo: esse ano seria de nascidos até 1993;
  • A arbitragem seria local;
  • A sede seria responsável pela estrutura de quadra, pagamento da arbitragem, hospedar 2 membros da CBHb, OFERECER alojamento a equipes visitantes que não queiram ficar em hotéis e INDICAR locais para alimentação;
  • Equipes participantes se responsabilizam pelo transporte e alimentação;
  • CBHb se responsabiliza pela premiação e transporte de seus dirigentes;
  • Competição de três dias (6ª, sábado e domingo), onde todos joguem pelo menos 5 vezes;
  • Fevereiro seria a melhor data tendo em vista os compromissos com vestibular. Devemos atentar para o carnaval;
  • Regras da modalidade;
  • As vagas seriam divididas em: duas da sede; uma da região e as três abertas para outros estados. Somente após um determinado prazo abriríamos para novamente para equipes da região mais próxima. Vou dar um exemplo: A Paraíba resolve sediar. O HCP e APCEF feminino se inscrevem primeiro pela sede. Uma equipe do RN se inscreve também. Nesse caso a região nordeste completou o número de vagas. Sobrariam para equipes do resto do Brasil as outras 3 vagas. Após um determinado prazo, caso sobrasse vaga (s) abriríamos para aquela região que já completou.
Foi esta a proposta do Guerra para a competição.

Hoje eu venho aqui para fazer uma proposta também a essa competção. Minha proposta consiste apenas em mudanças nas propostas dadas pelo Guerra, que seriam as seguintes:

·  Competição de clubes e por inscrição, com no máximo 6 equipes por naipe(masculino ou feminino). No futuro poderemos evoluir para etapas regionais e etc...;
·    Idade até 18 anos feitos no ano. Exemplo: esse ano seria de nascidos até 1993;
·   A arbitragem seria local;
·   A sede seria responsável pela estrutura de quadra, pagamento da arbitragem, hospedar 2 membros da CBHb, ALOJAR equipes visitantes eINDICAR locais para alimentação;
·   Equipes participantes se responsabilizam pelo transporte e alimentação;
·  CBHb se responsabiliza pela premiação e transporte de seus dirigentes;
·  Competição de três dias (6ª, sábado e domingo), onde todos joguem pelo menos 10 vezes, com jogos de ida e volta;
·   as féria de verão seria a melhor data, já que os atletas estariam em férias acadêmicas ou então no período de carnaval.
·  Regras da modalidade;
·   As vagas seriam divididas em: duas da sede; uma da região e as três abertas para outros estados. Somente após um determinado prazo abriríamos para novamente para equipes do resto do Brasil. Vou dar um exemplo: A Paraíba resolve sediar. O HCP e APCEF feminino se inscrevem primeiro pela sede. Uma equipe do RN se inscreve também. Nesse caso a região nordeste completou o número de vagas. Sobrariam para equipes do resto do Brasil as outras 3 vagas. Após um determinado prazo, caso sobrasse vaga (s) abriríamos novamente para times do resto do Brasil, para promover mais equipes que queiram participar da competição.

Gente, mandem mais propostas para o Blog do Guerra: http://guerra-peixe.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário