Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Brasil vence e enfrenta o Uruguai na semifinal do Pan-Americano

Argentina e Cuba decidirão outra vaga na final. Duelos ocorrem amanhã

O Brasil terminou a fase classificatória do Campeonato Pan-Americano de Handebol Feminino com mais uma vitória. Diante do Chile, a seleção nacional confirmou a liderança do Grupo A e os 100% de aproveitamento, com três resultados positivos nesta etapa, ao vencer por 37 a 16. Na semifinal, as brasileiras enfrentam o Uruguai, amanhã (1º), a partir das 20h. Antes, às 18h, Argentina e Cuba decidirão a outra vaga na final. Os duelos acontecem no Ginásio Adyb Moisés Dib, em São Bernardo, Grande ABC.
O Campeonato Pan-Americano dava direito a três vagas para o Mundial no Brasil, que acontecerá em São Paulo, de 3 a 18 de dezembro. A seleção brasileira já estava garantida porque será a sede da competição. Por esse motivo Cuba, Argentina e Uruguai classificadas paras as semifinais, confirmaram presença no Mundial e fizeram a festa.
"A seleção estava focada no Chile e atingimos o objetivo que era a vitória. Agora temos o Uruguai pela frente na semifinal. Contra a Argentina elas dificultaram grande parte do jogo. Acredito no Brasil e na capacidade técnica da equipe. Vamos atrás da vitória para decidirmos o título da competição no sábado", afirmou o técnico brasileiro, Morten Soubak.
Já classificado, o treinador brasileiro aproveitou o último jogo da primeira fase para poupar as jogadoras Chana Masson, Alexandra Nascimento e Eduarda Amorim. As três ficaram no banco de reservas apenas como expectadoras. Mesmo assim o Brasil dominou o Chile. Quando a equipe se desconcentrou em quadra, Soubak parou a partida e deu uma bronca geral. As palavras do comandante surtiram efeito e as brasileiras fecharam a primeira etapa na frente, 18 a 8.
Para o segundo tempo Soubak seguiu realizando substituições constantes. As brasileiras voltaram ainda mais motivadas e a diferença no placar aumentou. O aproveitamento ofensivo foi o ponto alto da equipe. Destaque para a central Ana Paula, artilheira com oito gols marcados, e Jéssica Quintino, com seis. O Brasil seguiu imprimindo ritmo forte e confirmou uma primeira fase perfeita, ao fechar o placar em 37 a 16.
"Todas as atletas estão de parabéns pela seriedade que apresentaram no jogo. Contra um adversário com menos técnica é preciso manter o foco sempre. Estou feliz porque consegui produzir algo de bom para a seleção e marcar os gols quando tive chance", declarou a ponteira Jéssica Quintino.
Argentina - A Argentina comprovou o favoritismo e terminou a primeira fase do Pan-Americano também na liderança do Grupo B, com três vitórias. Na terceira e última rodada da etapa inicial o resultado sobre a República Dominicana, por 33 a 16, colocou o Uruguai na semifinal da competição.
O Uruguai, que estava empatado com a República Dominicana no número de pontos, levou a melhor no saldo de gols e ficou com a vaga na semifinal e no Mundial do Brasil. As uruguaias ficaram com nove gols de saldo positivo (marcaram 77 e sofreram 68) contra três negativos das dominicanas.
Jogos de hoje (30)
14h - Uruguai 43 x 27 Venezuela
16h - Cuba 35 x 16 México
18h - Argentina 33 x 16 República Dominicana
20h - Brasil 37 x 16 Chile
Jogos de amanhã (1º)
14h - México x Venezuela - definição do sétimo lugar
16h - Chile x República Dominicana - definição do quinto lugar
18h - Argentina x Cuba - semifinal
20h - Brasil x Uruguai - semifinal

Brasil vence Cuba e garante vaga nas semifinais do Pan-Americano

Líder do grupo A, seleção enfrenta o Chile amanhã (30), às 20h


O Brasil conquistou sua segunda vitória no Campeonato Pan-Americano Feminino de Handebol ao superar Cuba, por 36 a 21. O triunfo no jogo de hoje (29) garantiu à seleção nacional a liderança do Grupo A e a vaga nas semifinais da competição. Amanhã (30), a partir das 20h, as brasileiras enfrentarão o Chile, no confronto que encerra a fase classificatória, que ocorre no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, em São Bernardo, no ABC Paulista. A entrada para acompanhar as partidas é gratuita.
"Estou muito contente pela vitória e mais ainda porque o Brasil conseguiu colocar dentro de quadra o que combinamos nos treinamentos. No jogo contra Cuba tivemos que nos adaptar a uma forma diferenciada de defesa utilizada por elas. Esperávamos um sistema defensivo mais tradicional. Mas, mesmo assim, criamos muitas situações de ataque. A defesa também esteve mais segura", analisou o técnico brasileiro, Morten Soubak.

Imprimindo velocidade na saída de bola e na troca de passes no ataque, o Brasil conseguiu abrir espaços na defesa rival. As brasileiras concluíram com sucesso para gol a maioria das chances criadas. A armadora Eduarda Amorim marcou belo gol da entrada da área e fez a festa da torcida. A ponteira Alexandra Nascimento também se destacou com sua jogada preferida, o leve toque por cobertura na goleira adversária. O Brasil fechou o primeiro tempo com vantagem de cinco gols, por 15 a 10.
No segundo tempo, o Brasil voltou ainda mais sólido na defesa. Com a sequência do excelente aproveitamento ofensivo, as brasileiras abriram larga vantagem. A armadora Silvia Helena, cobradora oficial dos tiros de sete metros, se destacou e ficou com a artilharia da partida com sete gols anotados, um a mais que a ponteira Alexandra Nascimento. A seleção fechou o jogo com quinze gols de vantagem, por 36 a 21.
"O nervosismo da estréia acabou. Conseguimos melhor posicionamento e movimentação em quadra. Dessa vez não fui a artilheira, mas o mais importante é a vitória do Brasil. Fico feliz quando a seleção vence e consigo produzir algo de positivo para a equipe", declarou a ponteira brasileira, Alexandra Nascimento.
Argentina - A Argentina venceu a Venezuela, por 51 a 22 e de quebra aplicou a maior goleada do Pan-Americano 2011. Com a segunda vitória na competição, já que na estreia havia vencido o Uruguai, por 21 a 14, as argentinas assumiram a liderança isolada do Grupo B e garantiram vaga nas semifinais da competição.
A armadora argentina, Manuella Pizzo, artilheira da partida, com sete gols marcados, foi o destaque do confronto. A ponteira Florencia Aimore também esteve bastante inspirada e, em grande atuação, balançou as redes seis vezes. O técnico Miguel Interllige aproveitou a vitória garantida para colocar todas suas atletas em quadra, o que dará maior ritmo de jogo ao grupo, já pensando nas semifinais.
Resultados de hoje (29)
14h - Uruguai 20 x 20 República Dominicana
16h - Chile 26 x 22 México
18h - Argentina 51 x 22 Venezuela
20h - Brasil 36 x 21 Cuba
Jogos de amanhã (30)
14h - Uruguai x Venezuela
16h - México x Cuba
18h - Argentina x República Dominicana
20h - Brasil x Chile

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Chile vence a primeira no Pan-Americano Feminino

República Dominicana e Uruguai fizeram o primeiro empate da competição

O Chile conquistou sua primeira vitória no Campeonato Pan-Americano Adulto Feminino de Handebol . A seleção chilena ganhou, de virada, do México, por 26 a 22, em duelo realizado hoje (29), válido pela segunda rodada da fase classificatória. No segundo jogo das tarde, República Dominicana e Uruguai estabeleceram o primeiro empate da competição, em 20 a 20. O Pan-Americano acontece até o próximo sábado (02), no Ginásio Adyb Moisés Dib (Poliesportivo), em São Bernardo, no Grande ABC. A entrada para acompanhar as partidas é gratuita. Brasil, Argentina, Cuba e Venezuela também participam da disputa.
O triunfo fez com que o Chile se recuperasse da derrota sofrida na estréia para Cuba, por 40 a 21. Com a vitória, as chilenas entraram na briga por uma vaga nas semifinais. Por esse motivo as jogadoras comemoram muito o resultado positivo. O problema é que na última rodada elas terão pela frente o Brasil, um dos favortios ao título. O México, com duas derrotas, tem chances remotas  de avançar.
Empate - República Dominicana e Uruguai fizeram um jogo equilibrado até o final. As duas equipes se alternaram na frente do placar, mas sem abrir vantagem significativa. Por terem sido derrotadas na primeira partida pela Argentina, por 21 a 14, as uruguaias buscaram o ataque a todo momento e foram recompensadas com a liderança ao final da etapa inicial, por 11 a 10. No segundo tempo as dominicanas reagiram e no último minuto empataram.
A igualdade deixou a República Dominicana com boas chances de chegar às semifinais, já que venceu a Venezuela na rodada de abertura. O Uruguai, além de superar as venezuelanas no último compromisso da primeira fase, terá que torcer contra as dominicanas diante da Argentina, para avançar na competição.  
Jogos de amanhã (30)
14h - Uruguai x Venezuela
16h - México x Cuba
18h - Argentina x República Dominicana
20h - Brasil x Chile

Brasil goleia o México na estreia do Pan-Americano

Hoje (29) a Seleção enfrenta Cuba, às 20 horas


O Brasil goleou o México, por 31 a 16 e fez a festa da torcida na estreia do Campeonato Pan-Americano Feminino de Handebol. Com a vitória, a seleção nacional assumiu a liderança, ao lado de Cuba, do Grupo A da competição. Hoje (29), as brasileiras voltam à quadra, às 20 horas, para enfrentar as próprias cubanas. A competição acontece até o próximo sábado (02), no Ginásio Adyb Moisés Dib (Poliesportivo), em São Bernardo, no Grande ABC. A entrada para acompanhar as partidas é gratuita.
"A vitória sempre é importante. Este resultado positivo na primeira partida dará maior tranquilidade às jogadoras. Erramos muito diante do México, talvez até por conta desta ansiedade, e também pelo estilo diferenciado de jogo que elas utilizam. Agora vamos buscar a correção destas falhas para que possamos melhorar já contra Cuba", analisou o técnico brasileiro, Morten Soubak.
"Esta vitória nos deixará com mais confiança para enfrentar os próximos desafios. Para a sequência do Pan-Americano o Brasil crescerá de produção. Estou feliz pelo resultado e por defender a seleção diante de minha família e amigos. Isso me deixa motivada para lutar pelo título", disse a central Tayra Rodrigues. 
Argentina - O duelo entre Argentina e Uruguai era apontado por todos como um dos destaques da primeira rodada do Pan-Americano. Por conta da forte rivalidade entre as duas seleções, o jogo foi nervoso e a arbitragem teve muito trabalho. Para coibir as jogadas mais ríspidas de ambos os lados, os árbitros distribuíram muitos cartões amarelos. Ao final, o resultado foi um confortável 21 a 14 para as argentinas. 
Resultados 
República Dominicana 36 x 22 Venezuela
Cuba 40 x 21 Chile
Argentina 21 x 14 Uruguai
Brasil 31 x 16 México
Jogos de hoje
14h - Uruguai x República Dominicana
16h - México x Chile
18h - Argentina x Venezuela
20h - Brasil x Cuba

Sorteio das chaves do Mundial será no sábado (2)

Cerimônia acontecerá em São Bernardo, uma das sedes da competição
O Campeonato Mundial Feminino Adulto de Handebol, que acontecerá de 3 a 18 de dezembro, no Brasil, terá o sorteio das chaves no próximo sábado (2), a partir das 21h, no Restaurante Florestal, em São Bernardo. A cerimônia será conduzida pelo presidente da IHF (Federação Internacional de Handebol), Leon Kalin, e fará parte da festa de encerramento do Campeonato Pan-Americano Adulto, que está sendo disputado na cidade do ABC Paulista. 
Desta competição, sairão os países que ocuparão as últimas vagas restantes para o Mundial. Os três melhores colocados no Pan se juntarão ao Brasil - que por ser o anfitrião, já tem lugar garantido - à Rússia, Noruega, Suécia, Romênia, Dinamarca, Cazaquistão, França, Montenegro, Holanda, Croácia, Angola, Coreia do Sul, Alemanha, Tunísia, China, Espanha, Costa do Marfim, Japão, Islândia e Áustria.
São Bernardo será uma das cidades que receberão o Mundial, ao lado de Barueri, Santos e da Capital Paulista. No dia 8 de julho, será anunciado em qual sede cada grupo irá jogar.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Pan-Americano Feminino

28 ao 2 de julho em São Bernardo


O Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, na cidade de São Bernardo, no ABC Paulista, receberá o Campeonato Pan-Americano de Seleções de Handebol Adulto Feminino, do dia 28 de junho ao dia 2 de julho, competição que classifica os três melhores colocados para o Mundial do Brasil, em São Paulo. A exceção é a Seleção Brasileira, que já tem vaga garantida por sediar a competição que acontecerá de 3 a 18 de dezembro.
No Pan-Americano, as equipes serão divididas em dois grupos. Pela chave A, disputarão Brasil, Chile, México e Cuba; pela chave B, Argentina, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Na fase classificatória, que terá quatro jogos por dia, todos os times do mesmo grupo se enfrentarão. Os confrontos que definirão de quinto a oitavo colocados serão realizados no dia 01 de julho, assim como as semi-finais. E no dia 02, será disputada a grande final e definidos os terceiro e quarto lugares.
Grupo A
Brasil
Chile
Cuba
Mexico

Grupo B
Argenntina
Rep. Dominicana
Uruguai
Venezuela

Tabela da fase classificatória
Dia 28 (terça-feira)
14h - República Dominicana x Venezuela
16h - Chile x Cuba
18h - Argentina x Uruguai
20h - Brasil x México


Dia 29 (quarta-feira)
14h - Uruguai x República Dominicana
16h - México x Chile
18h - Argentina x Venezuela
20h - Brasil x Cuba


Dia 30 (quinta-feira)
14h - Uruguai x Venezuela
16h - México x Cuba
18h - Argentina x República Dominicana
20h - Brasil x Chile

Champions League 2011-2012

Grupos já estão definidos.


Na manha de hoje (28) em Viena foi realizado o sorteio para fase de grupos da Champions League 2011-2012.
Veja como ficaram os Grupos no feminino
Grupo A
FC Midtjylland (DEN)
Buducnost (MNE)
Thüringer HC (GER)
Campeao do torneio de qualificacao  – Group 2
Grupo B
Larvik HK (NOR)
RK Krim Mercator (SLO)
HC Podravka Vegeta (CRO)
Campeão do torneio de qualificação – Group 1
Grupo C
Györi Audi ETO KC (HUN)
Hypo NÖ (AUT)
Metz Handball (FRA)
Campeão do torneio de qualificação – Group 4
Grupo D
Oltchim Rm. Valcea (ROU)
Itxako Reyno de Navarra (ESP)
Dinamo Volgograd (RUS)
Campeão do torneio de qualificação – Group 3
Datas dos confrontos
  • Jornada 1: 01/02 outubro 2011
  • Jornada 2: 08/09 outubro 2011
  • Jornada 3: 15/16 outubro 2011
  • Jornada 4: 29/30 outubro 2011
  • Jornada 5: 05/06 Novembro 2011
  • Jornada 6: 12/13 Novembro 2011


No masculino a fase de grupos ficou assim
Grupo A
F.C. Barcelona (ESP)
Croatia Osiguranje-Zagreb (CRO)
Kadetten Schaffhausen (SUI)
Chambery Savoie HB (FRA)
Bosna BH Gas Sarajevo (BIH)
Campeão do torneio de qualificação grupo 2
Grupo B
Chekhovskie Medvedi (RUS)
MKB Veszprem KC (HUN)
BM Ciudad Real (ESP)
Füchse Berlin (GER)
Bjerringbro-Silkeborg (DEN)
Campeão do torneio de qualificação grupo 4
Grupo C
HSV Hamburg (GER)
RK Cimos Koper (SLO)
HCM Constanta (ROU)
St. Petersburg HC (RUS)
Orlen Wisla Plock (POL)
Campeão do torneio de qualificação grupo 3
Grupo D
Montpellier HB (FRA)
AG Kobenhavn (DEN)
THW Kiel (GER)
Reale Ademar Leon (ESP)
Pick Szeged (HUN)
Campeão do torneio de qualificação grupo 1
Datas dos confrontos
  • Jornada 1: 28 Setembro – 02 Outubro 2011
  • Jornada 2: 05 – 09 Outubro 2011
  • Jornada 3: 12 – 16 Outubro 2011
  • Jornada 4: 19 – 23 Outubro 2011
  • Jornada 5: 16 – 20 Novembro 2011
  • Jornada 6: 23 – 27 Novembro 2011
  • Jornada 7: 30 Novembro – 04 Dezembro 2011
  • Jornada 8: 08 – 12 Fevereiro 2012
  • Jornada 9: 15 – 19 Fevereiro 2012
  • Jornada 10: 22 – 26 Fevereiro 2012

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Divulgada Seleção Feminina para o Campeonato Pan-Americano

São Bernardo sediará competição, que classifica três equipes para o Mundial do Brasil

A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) divulgou, na manhã de hoje (26), a lista das 16 jogadoras que defenderão o país na luta pelo título do Campeonato Pan-Americano da modalidade. A competição ocorrerá em São Bernardo, no Grande ABC Paulista, de 28 de junho a 2 de julho, no Ginásio Adib Moisés Dib (Poliesportivo).
Técnico da Seleção Brasileira, Morten Soubak definiu a lista com as goleiras Chana e Bárbara, as armadoras Deonise, Duda Amorim, Karoline, Mayara e Sílvia Helena, as pontas Alexandra Nascimento, Fernanda, Jéssica e Dayane, as centrais Ana Paula e Tayara e as pivôs Daniela Piedade, Fabiana Diniz (Dara) e Scheyla Gris.
A estréia do Brasil será diante do México, já no dia 28, às 20h. Além das equipes brasileira e mexicana, participarão do Pan-Americano as seleções da República Dominicana, Venezuela, Chile, Cuba, Argentina e Uruguai. A disputa classifica três equipes para o Mundial do Brasil, que acontecerá em São Paulo, de 3 a 18 de dezembro. O Brasil já tem vaga garantida por sediar o evento.
A convocação foi definida após a disputa de três amistosos internacionais diante da Suécia, uma das seleções mais fortes do mundo, atual vice-campeã da Europa. O equilíbrio predominou durantes as partidas realizadas em Praia Grande, Litoral Paulista. No primeiro encontro empate em 28 a 28 e, no segundo, vitória do Brasil, por 25 a 24. 
São Bernardo recebeu o último duelo entre as equipes na noite de ontem (25). Mesmo com a torcida apoiando o selecionado nacional, as suecas levaram a melhor, por 26 a 24, e empataram a série de três amistosos.
"Vamos buscar o título do Pan-Americano. Este é nosso único objetivo dentro da competição. Estou feliz porque a Seleção Brasileira enfrentou a Suécia, vice-campeã europeia, em igualdade. Foram três partidas equilibradas e isso demonstra que o trabalho está no caminho certo", destacou o técnico Morten Soubak.
Competição - No Campeonato Pan-Americano, as equipes serão divididas em dois grupos. Pela chave A, disputarão Brasil, Chile, México e Cuba e pela B, Argentina, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Durante a fase classificatória, que terá quatro jogos por dia, todos os times do mesmo grupo se enfrentarão. Os confrontos que definirão de quinto a oitavo colocados serão realizados no dia 1º de julho, assim como as semifinais. E no dia 2, será disputada a grande final e definidos os terceiro e quarto lugares.
Tabela da fase classificatória
Dia 28 (terça-feira)
14h - República Dominicana x Venezuela
16h - Chile x Cuba
18h - Argentina x Uruguai
20h - Brasil x México
Dia 29 (quarta-feira)
14h - Uruguai x República Dominicana
16h - México x Chile
18h - Argentina x Venezuela
20h - Brasil x Cuba
Dia 30 (quinta-feira)
14h - Uruguai x Venezuela
16h - México x Cuba
18h - Argentina x República Dominicana
20h - Brasil x Chile
Confira a lista das 16 jogadoras convocadas:
Goleiras
Chana Madson (Randers HK S/A - Dinamarca)
Bárbara Arenhart (Hyppo - Áustria)
Armadoras
Deonise Cavaleiro (Hac Handball Le Havre - França)
Eduarda Amorim (Györi Audi Eto KC - Hungria)
Karoline Souza (Siofok FC - Hungria)
Mayara Moura (Mios Biganos Handball - França)
Silvia Helena (Hyppo - Áustria)
Pontas
Alexandra Nascimento (Hyppo - Áustria)
Fernanda Silva (Hyppo - Áustria)
Jéssica Quintino (A. D. Blumenau - Brasil)
Dayane Rocha (ADC Metodista São Bernardo - Brasil)
Central
Ana Paula Rodrigues (Hyppo - Áustria)
Tayara Rodruiges (ADC Metodista São Bernardo - Brasil) 
Pivô
Daniela Piedade (Hyppo - Áustria)
Fabiana Diniz (Bera Bera R. T. - Espanha)
Scheyla Gris (A. D. Blumenau - Brasil)

Brasil é superado pela Suécia no terceiro amistoso

ogos serviram de preparação para o Pan-Americano, em São Bernardo

A Suécia venceu o Brasil no terceiro e último amistoso internacional de handebol feminino entre os países. Em duelo decidido apenas nos minutos finais, as suecas fecharam o jogo por 26 a 24, após empate de 13 gols no primeiro tempo. A partida ocorreu neste sábado (25) à noite, no Ginásio Adyb Moisés Dib, em São Bernardo, no ABC Paulista.
O elenco brasileiro já ficará concentrado em São Bernardo para o Pan-Americano. O técnico do Brasil, Morten Soubak, divulga a lista das convocadas para o campeonato na segunda-feira (27). A competição será na cidade do Grande ABC, de 28 de junho á 02 de julho. Além do Brasil, República Dominicana, Venezuela, Chile, Cuba, Argentina, Uruguai e México disputarão a competição.
"Estou feliz porque a seleção enfrentou em igualdade a Suécia, vice-campeã europeia. Foram três partidas equilibradas. Neste último jogo erramos em momentos decisivos. Tivemos aproveitamento ofensivo inferior ao que a equipe está acostumada. Agora vamos buscar o título do Pan-Americano", declarou o técnico.
Jogo - O Brasil iniciou a partida sem errar na parte ofensiva. Foram três ataques com aproveitamento exemplar. Mas como nos dois duelos anteriores a equipe europeia equilibrou as ações. Aos poucos a diferença caiu e quando o cronômetro apontava 24 minutos o confronto estava empatado em 10 a 10. A seleção nacional continuou comandando as ações. As jogadas pelas pontas, principalmente com Alexandra Nascimento, se transformavam em gol. A camisa número 3 do Brasil foi a artilheira da partida com sete gols. No sistema defensivo, destaque novamente para goleira Chana Masson com defesas difíceis. O equilíbrio prevaleceu e o primeiro tempo terminou igual.
A Suécia iniciou a segunda etapa no ataque. Com muita velocidade na troca de bolas, as europeias abriram diferença de quatro gols. O técnico brasileiro sentiu o momento ruim da equipe e parou a partida com o pedido de tempo. 
A bronca de Soubak em suas atletas surtiu efeito e a seleção voltou melhor. Mais uma vez a ponteira Alexandra Nascimento funcionou como referência ofensiva. O Brasil passou a reduzir a desvantagem e encostar no placar. Com bela definição da armadora Mayara Moreira a seleção ficou a apenas um gol atrás,  24 a 23.
Mas nos lances finais as brasileiras, ao contrário do que aconteceu nos confrontos anteriores, falharam nas finalizações. Foi o suficiente para a Suécia definir o jogo e conquistar a primeira vitória na série de amistosos, com placar final em 26 a 24.
"No jogo de hoje a arbitragem deixou de marcar algumas faltas a nosso favor. Temos que admitir nossos erros também, principalmente nos minutos finais. Jogamos no mesmo nível de uma das melhores equipes do mundo. Agora é pensar no Pan-Americano", destacou a armadora Silvia Pinheiro.

domingo, 26 de junho de 2011

Universo campeão da Liga Universitaria 2011

Na decisão do handebol, a Universo (RJ) encarou a Fabavi/Doctum (ES), dona-da-casa, no segundo confronto entre os times pela Regional da Liga. E novamente as cariocas saíram vencedoras. A Universo (RJ) marcou 27x19 e comemorou com o 1º lugar na estreia do time na competição.
“Entramos confiantes em quadra e a base do grupo já treina há muito tempo e se conhece bem. Foi uma ótima estreia e agora é concentrar na fase nacional”, destacou a goleira Isabella Sales, de apenas 18 anos, novata do time. 

As equipes campeãs e vice-campeãs da Regional Sul, Sudeste e Centro-Oeste da Liga de Quadras 2011 classificam-se para a etapa nacional, em Brasília (DF), de 18 a 25/09.

PARABÉNS UNIVERSO POR MAIS ESTE TITULO !!!

Universo bate UniSant’anna no handebol

O time masculino da Universo (RJ) marcou 29x13 na final diante da UniSant'anna (SP) e garantiu título da Regional S/SE/CO da Liga de Quadras 2011.

Partida recheada de rivalidade e tradição entre Universo (RJ) e UniSant’anna (SP) na final do torneio masculino de handebol da Regional S/SE/CO da Liga do Desporto Universitário de Quadras 2011, neste sábado (25/06), em Vila Velha (ES).
Os times chegaram invictos à final e o jogo começou com marcação forte e quatro cartões amarelos em menos de cinco minutos. Os atletas cariocas, mais concentrados e vibrantes em quadra, abriram vantagem de quatro gols no marcador, aproveitando a velocidade nos contra-ataques e os erros dos paulistas.
O goleiro da Universo, Cristiano Seben Rossa, de 21 anos, foi destaque do time, segurando os arremessos da UniSant’anna. Superior em quadra, o time carioca encerrou o primeiro tempo com 15x04 no placar. São Paulo tentou reagir no início da segunda etapa, diminuindo a diferença no placar para 16x08, mas o Rio manteve o ritmo e fechou o jogo em 29x13.
“Foi um resultado inesperado. Imaginávamos um jogo bem mais forte. Mas entramos muito focados e concentrados, diferente do time paulista. Nosso objetivo era sair campeão e agora vamos para Brasília de avião”, comemorou o Cristiano.
As equipes campeãs e vice-campeãs da Regional Sul, Sudeste e Centro-Oeste da Liga de Quadras 2011 classificam-se para a etapa nacional, em Brasília (DF), de 18 a 25 de setembro. E os times primeiros colocados, além de hospedagem e alimentação durante o torneio, também recebem, da CBDU, transporte até a capital federal.
A Liga do Desporto Universitário 2011 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) com apoio do Ministério do Esporte e patrocínio de Itaú, Volkswagen, Koch Tavares, Wilson, Banco ABC, Redecard, Nokia, Contax e Bauducco por meio da Lei de Incentivo do Governo Federal. Apoio local: Prefeitura de Vila Velha e FUEC.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Definida final do handebol masculino

UniSant'anna (SP) e Universo (RJ) enfrentam-se na final da regional Sul, Sudeste e Centro-Oeste da Liga de Quadras 2011, em Vila Velha. Decisão será neste sábado (25/06).


UniSant’anna (SP) e Universo (RJ) estão na final do torneio masculino da Regional Sul, Sudeste e Centro-Oeste da Liga do Desporto Universitário de Quadras 2011, em Vila Velha (ES). As equipes também garantiram vaga para a fase nacional da Liga de Quadras, em Brasília (DF).
A UniSant’anna (SP) encarou a Upis (DF) na semifinal desta sexta (24/06) e venceu por 25x21. Os paulistas, mais objetivos no ataque, saíram na frente e abriram vantagem. O time de Brasília ainda tentou dar velocidade à partida na saída de bola rápida, mas a UniSant’anna apresentou maior volume de jogo e fechou a conta em 25x21.
“Ano passado chegamos à fase final em Recife como favoritos, mas não fizemos uma boa competição. Então nesta regional temos a obrigação de caprichar para buscar o título em Brasília. Tivemos uma chave mais tranquila e vamos encarar o Rio que também chega forte”, destacou o armador paulista Felipe Rocha, o Pinta, que marcou três gols na partida.
Já os cariocas da Universo não encontraram dificuldades para superar a equipe da UFLA (MG) e assinalaram placar de 41x13 e também carimbaram o passaporte para os finais da Liga de Quadras 2011, em Brasília (DF).
A decisão entre UniSant’anna (SP) e Universo (RJ) será às 11h, no ginásio da Esc. Mun. Gov. Cristiano Dias Lopes, na Barra do Jucu. A disputa de bronze entre Upis (DF) e UFLA (MG) está marcada para 08h, no mesmo local.
Cerca de 800 atletas de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Mato Grosso, Santa Catarina, Goiás e Espírito Santo encaram os torneios de futsal, handebol, vôlei e basquete (masc./fem.) pela regional da Liga de Quadras 2011. Os campeões e vice-campeões desta fase garantem vaga na fase nacional da Liga 2011, em Brasília (DF).
A Liga do Desporto Universitário 2011 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) com apoio do Ministério do Esporte e patrocínio de Itaú, Volkswagen, Koch Tavares, Wilson, Banco ABC, Redecard, Nokia, Contax e Bauducco por meio da Lei de Incentivo do Governo Federal. Apoio local: Prefeitura de Vila Velha e FUEC.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Universo pega Fabavi/Doctum na final da Liga

Equipe venceu o time da UnB por 46 X 7 e pegará a equipe capixaba Fabavi/Doctum, que venceu a equipe da UFU (MG) por 29 X 14. Final do torneio de handebol feminino da regional Sul, Sudeste e Centro-Oeste da Liga de Desporto Universitário de Quadras 2011 será no sábado (25/06). Boa Sorte Universo, VAMOS BUSCAR MAIS UM TITULO !!!

Brasil e Suécia fazem o segundo jogo - Confronto será quinta-feira (23), 20h, no Ginásio Falcão, em Praia Grande


A Seleção Brasileira de Handebol Feminino quer se aprimorar para vencer a Suécia. Os dois países voltam à quadra para o segundo amistoso internacional, de uma série de três, nesta quinta-feira (23), a partir das 20 horas, também no Ginásio Poliesportivo Falcão, em Praia Grande, Litoral Paulista. O Brasil dominou a maior parte do primeiro encontro, ontem (21), mas cedeu empate (28 a 28) nos minutos finais. O ingresso para acompanhar o confronto é gratuito.

"O mais importante foi que a seleção teve atuação de destaque na maior parte do jogo. A partida teve intensa disputa física. A Suécia é vice-campeã européia e não podemos achar que o confronto estava decidido. Elas lutam até o final e o empate foi prova disso. Evoluímos nas questões de fundamentos em relação aos treinamentos anteriores para esta etapa", analisou o técnico brasileiro, Morten Soubak.

A pivô Daniela Piedade elogiou o empenho de todo grupo no empate que abriu a série de jogos contra a Suécia. A atleta prevê ainda mais equilíbrio para as próximas partidas. "Enfrentamos em igualdade as vice-campeãs européias. Em um confronto de alto nível não podemos perder lances de gol. Isso fez a diferença. Mas mesmo assim tivemos uma atuação de destaque", disse.

Após o segundo duelo em Praia Grande, Brasil e Suécia voltarão a se enfrentar no sábado (25), às 19h30, no Ginásio Adyb Moisés Dib, em São Bernardo, no Grande ABC. O jogo encerrará oficialmente mais uma fase de preparação do grupo visando aos torneios da atual temporada.

Ao final da série de partidas o elenco brasileiro já ficará concentrado em São Bernardo, para o Pan-Americano. A competição será na cidade do Grande ABC, de 28 de junho até 2 de julho. Além do Brasil, República Dominicana, Venezuela, Chile, Cuba, Argentina, Uruguai e México disputarão a competição.

Convocação

Goleiras: Bárbara Elisabeth Arenhart (Byasen Handball Elite), Chana Franciela Masson de Souza (Randers HK S/A) e Darly Zoqbi de Paula (B.M. Parc Sagunt);

Armadoras: Deonise Cavaleiro (HAC Handball Le Havre), Eduarda Idalina Amorim (Györi Audi Eto KC), Francine Camila de Moraes (Hyppo), Karoline Helena de Souza (Siofox), Mayara Fier de Moura (Mios Biganos Handball), Moniki Carla Novais Bancilon (Metodista / São Bernardo) e Silvia Helena Araújo Pinheiro (Siofok KC);

Pontas: Alexandra Priscila do Nascimento (Hyppo), Célia Janete Costa Coppi (Metodista / São Bernardo), Dayane Pires da Rocha (Metodista / São Bernardo), Fernanda França da Silva (B.M. Parc Sagunt), Jéssica da Silva Quintino (Blumenau / Furb) e Samira Pereira da Silva Rocha (Luna ALG / Apah / UCS / Caxias do Sul);

Centrais: Ana Paula Rodrigues (Randers HK S/A) e Tayara Rodrigues (Metodista / São Bernardo);

Pivôs: Alessandra Medeiros de Oliveira (Randers HK S/A), Daniela de Oliveira Piedade (Hyppo), Fabiana Carvalho Diniz (Bera Bera RT) e Scheyla Gris (Blumenau / Furb).

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Boletim - Universo (RJ) na Liga Universitaria

As atletas da equipe da Universo (RJ) Érika e Juliana foram os dois destaques na vitória do de hoje(22) contra a equipe da Universidade Federal de Uberlândia com 9 gols cada uma. Vamos lá, FORÇA UNIVERSO !!!

Jogos acirrados na abertura da Liga em Vila Velha

Rodada de abertura da Regional S/SE/CO foi marcada por disputas acirradas nos jogos de futsal e handebol. Mais 17 jogos movimentam rodada desta quarta (22/06), em Vila Velha (ES).

Partida entre Fabavi (ES) e Universo (RJ) pelo torneio de handebol. Foto: Pollyanna Pádua


A rodada de abertura da Regional Sul, Sudeste e Centro-Oeste da Liga do Desporto Universitário de Quadras 2011, em Vila Velha (ES), foi marcada pela tristeza dos donos-da-casa e pela vibração dos visitantes.
As equipes masculinas de vôlei e de futsal e de handebol feminino da Fabavi/Doctum (ES) foram derrotadas nas primeiras partidas da Liga e precisam vencer nesta quarta (22/06) para continuarem na briga pelo título.
Entre os visitantes, festa para Mato Grosso, com goleada da Unic (MT) contra a Upis (DF) por 7x3, e para as cariocas da Universo (RJ), que venceram os jogos pelos torneios femininos de basquete, vôlei e handebol.
Outro destaque da Regional Sul, Sudeste e Centro-Oeste foram os placares apertados dos jogos de futsal e handebol, demonstrando o crescimento do nível técnico da Liga. Dos oito jogos, cinco foram definidos apenas nos minutos finais e por menos de dois gols de diferença.
A equipe masculina de futsal da UCB (DF) marcou 4x3 contra a Fabavi/Doctum (ES), de virada, e com gol aos 40 segundos do final da partida. No handebol feminino, a UFU (MG) também derrotou a Fabavi/Doctum (ES) por 18x16 após sair atrás no placar. UFLA (MG) e Unemat (MT) ficaram no empate, em 30x30, no torneio masculino de handebol e a Universo (RJ) bateu a Upis (DF) por apenas um gol: 19x18.
Nesta quarta (22/06), mais dezessete partidas marcam a segunda rodada da Regional em Vila Velha e movimentam os ginásios das Escolas Municipais Cristiano Dias Lopes (Barra do Jucu) e João Calmon (Parque das Gaivotas), ginásio João Goulart, o Tartarugão, e Clube Íbero Brasileiro (Vitória).
Cerca de 800 atletas de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Mato Grosso, Santa Catarina, Goiás e Espírito Santo encaram os torneios de futsal, handebol, vôlei e basquete (masc./fem.) pela regional da Liga de Quadras 2011. Os campeões e vice-campeões desta fase garantem vaga na fase nacional da Liga 2011, em Brasília (DF).
A Liga do Desporto Universitário 2011 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) com apoio do Ministério do Esporte e patrocínio de Itaú, Volkswagen, Koch Tavares, Wilson, Banco ABC, Redecard, Nokia, Contax e Bauducco por meio da Lei de Incentivo do Governo Federal. Apoio local: Prefeitura de Vila Velha e FUEC.

São Bernardo recebe o Pan-Americano Feminino de Handebol - Competição classifica três seleções para o Mundial


O Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, na cidade de São Bernardo, no ABC Paulista, receberá o Campeonato Pan-Americano de Seleções de Handebol Adulto Feminino, do dia 28 de junho ao dia 2 de julho, competição que classifica os três melhores colocados para o Mundial do Brasil, em São Paulo. A exceção é a Seleção Brasileira, que já tem vaga garantida por sediar a competição que acontecerá de 3 a 18 de dezembro.

No Pan-Americano, as equipes serão divididas em dois grupos. Pela chave A, disputarão Brasil, Chile, México e Cuba; pela chave B, Argentina, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Na fase classificatória, que terá quatro jogos por dia, todos os times do mesmo grupo se enfrentarão; o Brasil estreará contra o México, no dia 28, às 20h. Os confrontos que definirão de quinto a oitavo colocados serão realizados no dia 01 de julho, assim como as semi-finais. E no dia 02, será disputada a grande final e definidos os terceiro e quarto lugares.

O secretário de Esporte e Lazer de São Bernardo, José Luiz Ferrarezi, falou sobre o significado que o Pan-Americano terá para a história do handebol na cidade. "Nossas equipes de handebol estão entre as melhores do País e, juntas, já conquistaram mais de dez títulos nacionais. Além disso, temos um ginásio poliesportivo qualificado para receber grandes eventos. Por isso, o Pan confirmará nossa tradição na modalidade e será mais um passo rumo à nossa caminhada para nos tornarmos a capital brasileira do handebol", destacou.

Tabela da fase classificatória

Dia 28 (terça-feira)
14h - República Dominicana x Venezuela
16h - Chile x Cuba
18h - Argentina x Uruguai
20h - Brasil x México

Dia 29 (quarta-feira)
14h - Uruguai x República Dominicana
16h - México x Chile
18h - Argentina x Venezuela
20h - Brasil x Cuba

Dia 30 (quinta-feira)
14h - Uruguai x Venezuela
16h - México x Cuba
18h - Argentina x República Dominicana
20h - Brasil x Chile

Brasil vence Dinamarca pela segunda vez - Duelos serviram como etapa de preparação visando aos Jogos Pan-Americanos, no México


Festa verde e amarela nas arquibancadas do Ginásio Poliesportivo Falcão, em Praia Grande, Litoral Paulista. A Seleção Brasileira Masculina Adulta de Handebol venceu pela segunda vez consecutiva a Dinamarca, por 29 a 27. Este foi o terceiro amistoso internacional entre os dois países. Com o novo triunfo os brasileiros terminaram o confronto em vantagem, com duas vitórias e uma derrota.

Os duelos serviram como mais uma etapa da preparação da equipe nacional para os Jogos Pan-Americamos de Guadalajara, no México, que serão disputados em outubro. O Brasil, bicampeão da competição em 2005 (Santo Domingo, na República Dominicana) e 2007 (Rio de Janeiro), buscará o tricampeonato em solo mexicano.

"Estou muito contente com as duas vitórias do Brasil. No primeiro jogo tivemos muitos problemas na transição entre os setores do time. No segundo e terceiro confrontos a defesa melhorou e se transformou em ponto forte. Vale destacar que o ataque e contra-ataques também ganharam em qualidade. A atitude dos jogadores mudou com relação ao primeiro duelo", analisou o técnico brasileiro, o espanhol, Javier Garcia Cuesta.

O treinador ressaltou a importância da seleção enfrentar países que fazem parte do grupo dos principais adversários do cenário mundial da modalidade. "Foram três grandes jogos. As vitórias mostram que temos capacidade. Devemos seguir humildes e trabalhando cada vez mais", disse Cuesta.

A vitória para qualquer um dos dois países significava terminar a série dos três amistosos internacionais em vantagem. Por isso, a exemplo do que aconteceu nos dois primeiros encontros entre Brasil e Dinamarca, a terceira partida começou equilibrada. Os países não desperdiçaram seus ataques. O camisa 1 verde amarelo, Maik, fez ótimas defesas e ganhou como recompensa o carinho da torcida. Os brasileiros chegaram a liderar o placar, mas foram os europeus que encerraram a etapa inicial na frente, 15 a 14.

O segundo tempo foi ainda mais emocionante. O Brasil passou na frente com dois golaços do armador, Thiagus, 17 a 16. De longa distância o jogador acertou, por duas vezes seguidas, o ângulo do arqueiro dinamarquês. Variando jogadas pelas pontas e com infiltrações pelo meio da defesa adversária, a seleção manteve a ponta no placar. Em uma noite especial para os goleiros, na etapa complementar Marcão fez grandes defesas.

Quando faltavam menos de oito minutos para o final o armador do Brasil, Teixeira, marcou um lindo gol. O camisa 6 fintou dois marcadores e tocou na saída do goleiro e colocou a seleção na liderança do placar, 26 a 24.

Na sequência foi a vez do pivô, Vinícius, também balançar a rede. Era a vantagem necessária para garantir a vitória. A Dinamarca ainda tentou um último suspiro, mas a festa verde amarela já estava decretada. Teixeira ainda teve tempo de marcar mais um e dar números finais a partida, 29 a 27.

"Essa sequência de amistosos nos mostrou que temos condições de lutar pela medalha de ouro nos Jogos Pan-Americamos, no México. Estamos no caminho certo para darmos continuidade neste trabalho. Essas vitórias nos dão moral. Todo grupo está de parabéns", declarou o goleiro brasileiro, Marcão.

Brasil e Suécia empatam na Praia Grande - Equipes voltam a se enfrentar quinta-feira novamente no Ginásio Falcão


Terminou empatado o primeiro amistoso internacional, de uma série de três confrontos, entre a Seleção Brasileira Adulta Feminina de Handebol e a Suécia. O Brasil ficou na frente do placar a maior parte do jogo, mas nos minutos finais as suecas reagiram e igualaram o marcador em 28 a 28. Cerca de 700 pessoas assistiram ao confronto, realizado hoje (21), no Ginásio Poliesportivo Falcão, em Praia Grande, Litoral Paulista.

"Estou satisfeito pelo handebol apresentado em grande parte do jogo. Não estou contente com o resultado, já que o Brasil estava com a vitória nas mãos. Mas jogamos contra as vice-campeãs da Europa, um time que nunca desiste. A equipe evoluiu pensando em nossos objetivos, o principal classificar para Olimpíada e buscar uma classificação importante no Mundial. Temos como meta fazer história no Mundial", destacou o técnico brasileiro, Morten Soubak.

Brasil e Suécia voltam a se enfrentar em mais duas oportunidades. Na quinta-feira (23), a partir das 20 horas, a partida será realizada também no Ginásio Falcão, em Praia Grande. Já no sábado (25), às 19h30, o duelo acontecerá no Ginásio Adyb Moisés Dib, em São Bernardo, no Grande ABC.

Após a série de partidas o elenco brasileiro já ficará concentrado em São Bernardo, para o Pan-Americano da modalidade. A competição será na cidade do Grande ABC, de 28 de junho até 2 de julho. Além do Brasil, República Dominicana, Venezuela, Chile, Cuba, Argentina, Uruguai e México disputarão a competição.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Universo ganha a primeira na Liga 2011


A equipe de handebol feminino da Fabavi/Doctum foi derrotada pela Universo (RJ) por 21x19, na manhã desta terça-feira (21/06), no ginásio da escola Cristiano Dias Lopes, na Barra do Jucu, em Vila Velha, na estreia das capixabas na regional Sul, Sudeste e Centro-Oeste da Liga do Desporto Universitário de Quadras 2011.
Com o resultado, a Fabavi/Doctum terá que vencer, nesta quarta-feira (22), às 9h, no mesmo local, a equipe da UnB (DF) para se manter viva na competição. O jogo foi muito equilibrado embora a equipe carioca tenha se mantido à frente no placar durante a maior parte do tempo.
Com bom volume de jogo, a Universo começou melhor na marcação e mais eficiente nos contra-ataques. A Fabavi/Doctum, ao contrário, errou muito e deixou a Universo abrir vantagem, chegando a registrar 8x3 no placar.
A Fabavi/Doctum forçou o ritmo e melhorou o rendimento ofensivo encerrando a primeira etapa com três gols de desvantagem: 9x12. A equipe capixaba voltou mais aplicada taticamente para a segunda etapa e, aos poucos, passou a dominar as ações. Empatou o jogo em 14x14 e chegou a abrir dois gols de vantagem (19x17) quando faltavam oito minutos para o final.
A Universo, contudo, apertou a marcação e a Fabavi/Doctum não conseguiu assegurar a vitória permitindo a virada das cariocas a dois minutos do final. Placar final: 21x19 para o Universo. Jacilene, da Fabavi, e Erika, da Universo, foram as artilheiras da partida com seis gols cada.
Cerca de 800 atletas de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Mato Grosso, Santa Catarina, Goiás e Espírito Santo encaram os torneios de futsal, handebol, vôlei e basquete (masc./fem.) pela regional da Liga de Quadras 2011. Os campeões e vice-campeões desta fase garantem vaga na fase nacional da Liga 2011, em Brasília (DF).
A Liga do Desporto Universitário 2011 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) com apoio do Ministério do Esporte e patrocínio de Itaú, Volkswagen, Koch Tavares, Wilson, Banco ABC, Redecard, Nokia, Contax e Bauducco por meio da Lei de Incentivo do Governo Federal. Apoio local: Prefeitura de Vila Velha e FUEC.

domingo, 19 de junho de 2011

Seleção Masculina - Brasil x Dinamarca

 
  • Dia 21 de junho, às 20h00 - Ginásio Poliesportivo Falcão

Seleção Feminina - Brasil x Suécia



  • Dia 21 de junho, às 18h00 - Ginásio Poliesportivo Falcão
  • Dia 23 de junho, às 20h00 - Ginásio Poliesportivo Falcão
  • Dia 25 de junho, horário a confirmar - Ginásio Poliesportivo de São Bernardo (Adyb Moisés Dib)

Seleção Brasileira Masculina vence Dinamarca por um gol de diferença - Equipes voltam à quadra terça-feira (21), às 20 horas, também em Praia Grande


Em partida equilibrada e decidida apenas nos segundos finais, a Seleção Brasileira Adulta Masculina de Handebol venceu a Dinamarca por 31 a 30. Este foi o segundo, de uma série de três amistosos internacionais, e ocorreu hoje (19), no Ginásio Poliesportivo Falcão, em Praia Grande. Como os europeus levaram a melhor no primeiro encontro, o duelo da próxima terça-feira (21), a partir das 20 horas, também na Praia Grande, servirá para desempatar o confronto entre os países.
A vitória sobre a equipe europeia pôde demonstrar com exatidão a evolução do selecionado brasileiro em relação ao primeiro jogo, na última sexta-feira (17), em Santos, para este segundo encontro. Jogadores e comissão técnica festejaram com a torcida, que apoiou do início ao final, o resultado positivo.
"Na primeira partida não conseguimos definir algumas ações ofensivas. Melhoramos as finalizações e também o setor defensivo. A seleção conseguiu marcar melhor o sistema de ataque da Dinamarca. Essas partidas em alto nível são importantes para que o grupo evolua pensando no Pan-Americano, no México. Encontraremos dificuldades nessa competição, principalmente contra a Argentina", declarou o auxiliar técnico do Brasil, Valmir Augusto Fassina.
Mais uma vez Brasil e Dinamarca fizeram um jogo equilibrado. O selecionado europeu manteve a liderança no placar durante todo primeiro tempo. Os brasileiros não deixaram o rival se distanciar. Utilizando em maior volume as jogadas pelas pontas e com os pivôs, o time nacional conseguiu abrir espaços na defesa adversária. Ao final dos trinta minutos iniciais a vantagem dos dinamarqueses era de apenas um gol, 15 a 14.
O técnico brasileiro, o espanhol, Javier Garcia Cuesta, cobrou ritmo forte dos jogadores para o início do segundo tempo. A tática deu certo e o Brasil passou à frente no marcador, abrindo vantagem de 20 a 16. Variando as jogadas ofensivas e sem desperdiçar contra golpes o time verde amarelo chegou a abrir cinco gols de diferença - 22 a 17.
"Neste segundo jogo mudamos o sistema de marcação. Passamos a atuar no 5-1, com um de nossos atletas à frente da defesa. Isso dificultou o trabalho de ataque deles. Tivemos melhor aproveitamento nos contra ataques e isso foi diferencial a nosso favor", analisou o armador brasileiro, Teixeira.
Na frente os armadores Zeba, Bruno e Thiagus, além do pivô, Ales, funcionavam como referência para seleção. Os goleiros brasileiros também tiveram atuações de destaque. Marcão e Rick defenderam bolas difíceis, inclusive cobranças da linha dos sete metros. A torcida comemorou como se fosse um gol a cada intervenção dos arqueiros.
A vitória quase escapou nos minutos finais. A seleção ficou com dois jogadores a menos em quadra por punições devido a faltas violentas. A Dinamarca apertou e diminuiu a diferença para apenas um gol.
Nos segundo finais, em jogada individual, o jovem armador Thiagus marcou o gol que definiu o triunfo do Brasil, por 31 a 30. Festa nas arquibancadas e a certeza de um duelo de alto nível e ainda mais equilibrado na próxima terça-feira (21).
"Fizemos um primeiro tempo bom no jogo em Santos. Neste segundo encontro equilibramos as ações durante toda partida. Utilizamos uma novo proposta de criação e marcação e deu certo. Terça-feira será um jogo duro. Temos chances se mantivermos esse tática de jogo e o mesmo empenho", comentou o armador e camisa 5 do Brasil, Bruno Santana.

COPA SULAMERICANA - Evento terá inicio dia 23 de junho no E.C Pinheiros


TABELA:
23/06 - quinta-feira
14h00 - River Plate x Sel. de Córdoba (cadete feminino)
15h30 - River Plate x Sel. de Córdoba (juvenil masculino)
17h00 - Abertura oficial
18h00 - E.C.Pinheiros x Sel. Liga Paulista (cadete feminino)
19h30 - E.C.Pinheiros x Sel. Liga Paulista (juvenil masculino)
24/06 - sexta-feira
14h00 - River Plate x Sel. da Liga Paulista (cadete feminino)
15h30 - River Plate x Sel. da Liga Paulista (juvenil masculino)
17h00 - Amistoso com crianças do Pinheiros e entidade convidadas
18h00 - E.C.Pinheiros x Sel. de Córdoba (cadete feminino)
19h30 - E.C.Pinheiros x Sel. de Córdoba (juvenil masculino)
25/06 - Sábado
13h30 - Sel. da Liga Paulista x Sel. de Córdoba (cadete feminino)
15h00 - Sel. da Liga Paulista x Sel. de Córdoba (juvenil masculino)
17h00 - Liga Nacional ECP x Itapema/Aceu/Univali (adulto masculino)
19h00 - E.C.Pinheiros x River Plate(cadete feminino)
20h30 - E.C.Pinheiros x Riiver Plate (juvenil masculino)
22h00 - Encerramento e Premiação

sábado, 18 de junho de 2011

Seleção Masculina é superada pela Dinamarca Equipes se enfrentarão em mais duas oportunidades, dias 19 e 21




 A Seleção Brasileira de Handebol Masculino lutou até o final, mas foi superada pela forte Dinamarca, por 37 a 28, em partida realizada na noite desta sexta-feira (19), na Arena Santos, em Santos. As duas equipes se enfrentarão em mais duas oportunidades, no Ginásio Falcão, em Praia Grande, neste domingo (19) e na terça-feira (21).
"Nossa seleção vive um momento de evolução. A Dinamarca está entre os destaques da modalidade. Já sabíamos que seriam três partidas difíceis. O Brasil precisa jogar em alto nível para crescer. O mais importante é corrigir os erros e buscar melhor acerto para as próximas partidas", analisou o auxiliar técnico brasileiro, Marcos Antonio Cezar.
Ao comentar o desempenho da seleção, Cezar elogiou o setor de criação, com destaque para o armador Zeba. "Equilibramos a partida em alguns momentos. O ponto fraco ficou por conta da recomposição da defesa. Abrimos alguns espaços para a Dinamarca e isso precisa ser corrigido", disse.

Como já era de se esperar, o primeiro tempo começou de forma equilibrada. O Brasil marcou primeiro com o armador esquerdo, Thiagus. As duas seleções não desperdiçaram as chances iniciais. Com uma jogada de infiltração pelo meio da defesa da Dinamarca, os brasileiros abriram vantagem com gol do pivô, Vinícius, em 3 a 1. Os europeus reagiram e começaram a dificultar as ações ofensivas dos donos da casa. O duelo ficou igual em 5 a 5. Foi nesse momento que a Dinamarca começou a disparar no placar. Os visitantes chegaram a estar na frente em 10 a 5. O Brasil melhorou em quadra e voltou a equilibrar a partida quando Zeba cresceu de produção. Com jogadas individuais e passes precisos do atleta, a seleção foi tirando a diferença e encostou no placar. Mesmo assim a Dinamarca terminou em vantagem e, ao final dos trinta minutos iniciais, 16 a 14.
Na etapa final o Brasil voltou em ritmo um pouco mais lento. A Dinamarca se aproveitou e abriu frente mais uma vez. O armador europeu, Nicolas Markussen, artilheiro do confronto com 9 gols, se destacou deixando os companheiros em condições de marcar.
Como no primeiro tempo, o Brasil equilibrou as ações no decorrer dos minutos. O problema foi que a Dinamarca abriu diferença considerável de sete gols. Mesmo assim os brasileiros não desistiram. Thiagus e Zeba buscavam as jogadas individuais. Apesar de todo empenho a Dinamarca levou a melhor, fechando o duelo em 37 a 28.
"Começamos bem a partida. Falhamos um pouco no setor defensivo e isso fez a diferença a favor da Dinamarca. Vamos estudar o vídeo do jogo e tentar dificultar nas outras duas partidas. Esses amistosos servem para que a seleção evolua pensando na disputa do Pan-Americano, no México, onde buscaremos a medalha de ouro", declarou Zeba.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Seleção feminina de handebol realiza série de amistosos contra Suécia

Nesta segunda-feira, as 22 jogadoras convocadas pelo técnico Morten Soubak para integrar o grupo da seleção feminina de handebol começaram a preparação para a série de três amistosos contra a Suécia.
Os jogos contra a equipe vice-campeã europeia tem como objetivo preparar a seleção para o Campeonato Pan-Americano, que acontece entre os dias 28 de junho e 2 de julho, em São Bernardo, na Grande São Paulo.
Além dessa competição, as meninas também trabalham visando os Jogos Pan-Americanos de Guadaljara, no México, em outubro, e o Mundial da categoria, que será disputado em dezembro, no Brasil.
As atletas convocadas por Soubak treinam para os confrontos contra a Suécia durante essa semana no E.C. Pinheiros. Na sexta-feira, o grupo viaja para Praia Grande, onde enfrentam a seleção europeia nos dias 21 e 23. O terceiro duelo ainda não tem data e local definido.
Veja a lista de jogadoras convocadas:
Goleiras: Bárbara Elisabeth Arenhart (Byasen Handball Elite), Chana Franciela Masson de Souza (Randers HK S/A) e Darly Zoqbi de Paula (B.M. Parc Sagunt);
Armadoras: Deonise Cavaleiro (HAC Handball Le Havre), Eduarda Idalina Amorim (Györi Audi Eto KC), Francine Camila de Moraes (Hyppo), Karoline Helena de Souza (Siofox), Mayara Fier de Moura (Mios Biganos Handball), Moniki Carla Novais Bancilon (Metodista / São Bernardo) e Silvia Helena Araújo Pinheiro (Siofok KC)
Pontas: Alexandra Priscila do Nascimento (Hyppo), Célia Janete Costa Coppi (Metodista / São Bernardo), Dayane Pires da Rocha (Metodista / São Bernardo), Fernanda França da Silva (B.M. Parc Sagunt), Jéssica da Silva Quintino (Blumenau / Furb) e Samira Pereira da Silva Rocha (Luna ALG / Apah / UCS / Caxias do Sul)
Centrais: Ana Paula Rodrigues (Randers HK S/A) e Tayara Rodrigues (Metodista / São Bernardo)
Pivôs: Alessandra Medeiros de Oliveira (Randers HK S/A), Daniela de Oliveira Piedade (Hyppo), Fabiana Carvalho Diniz (Bera Bera RT) e Scheyla Gris (Blumenau / Furb)

Para técnico, seleção feminina de handebol tem condições de brigar com as melhores

O dinamarquês Morten Soubak assumiu o comando da seleção brasileira de handebol há dois anos e pela primeira vez conseguiu reunir todo o grupo para um período de treinamento antes das três importantes competições que a equipe tem pela frente até o final do ano.
No momento, as meninas se preparam para o Campeonato Pan-Americano, que acontece no final do mês em São Bernardo e é classificatório para o Mundial, que será disputado no Brasil em dezembro, o que já garante as brasileiras no torneio.
No meio dessas duas competições, a seleção disputará os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, que classifica o campeão para Londres-2012.
Para Soubak, o Brasil tem condições de brigar por uma medalha no Mundial em dezembro. “Essa equipe é competitiva para brigar entre os melhores”, avalia o treinador.
“Quando eu digo isso, tem muita gente que ri, tem gente que não acredita na gente. Cada risada, sorriso serve de força para continuar”, explica o técnico dinamarquês.
Com o grupo completo, Soubak avisa que a seleção brasileira vai entrar forte em todas as competições que disputará e estará na briga por medalhas.
A confiança do dinamarquês só vai embora quando o assunto é a estrutura do handebol brasileiro. “Falta muita coisa para comparar com as grandes potências do handebol. Investimentos é só uma delas”, sentencia.
Soubak explica que a vantagem do handebol lá de fora é que os atletas começam a praticar a modalidade desde cedo. “No Brasil, as crianças nascem jogando futebol, com dois, três anos já estão com a bola no pé. Nas potências do handebol, com três, quatro, cinco anos, as crianças já estão indo para as escolinhas de handebol, que não existem aqui no Brasil. As crianças aqui vão começar a modalidade com 12, 13 anos, mas as outras já estão oito anos na frente”, explica.

Período de treinamento
As meninas do Brasil se reuniram para um período de treinamento essa semana em São Paulo. O grupo conta com 22 jogadoras convocadas,  das quais apenas sete atuam no Brasil. Porém, a delegação será reduzida para a disputa do Pan-Americano.
Durante o treinamento desta quarta-feira, Soubak deu ênfase nos treinamentos de finalizações e defesa. O técnico dinamarquês chegou a interromper o treino algumas vezes para corrigir as atletas.
No final da atividade, Soubak reuniu todas as jogadores e parece não ter ficado muito satisfeito com o resultado, ressaltou que as meninas precisam evoluir para conseguir resultados positivos.
A delegação brasileira viajou para Praia Grande, litoral paulista, onde enfrenta a seleção da Suécia em amistoso nos dias 21 e 23. Um terceiro jogo entre as duas equipes deve ser marcado para São Bernardo, mas a data ainda não está confirmada.

2013 World Men's Handball Championship

A Espanha organizará em 2013 seu primeiro Mundial de Handebol. O anúncio foi feito pelo presidente da Federação de Handebol, Juan de Dios Román, com a ideia de valorizar o esporte a nível mundial.

Seleção Brasileira de areia treina no Guarujá - Equipe se prepara para os jogos Sul Americanos no Equador




A Seleção Brasileira de handebol de areia, treina desde o dia 15 (quarta-feira) na cidade do Guarujá-Sp, visando à preparação para os Jogos Sul Americanos, que serão realizados no mês de Dezembro no Equador.
As equipes masculina e feminina estão treinando na praia de Pitangueiras, em 2 períodos (manhã e tarde) sobre comando dos professores Guerra Peixe e Márcio  Magliano pelo masculino e Rossana Marques e Maria José Sales (Zezé). São 22 jogadores no masculino e 22 jogadoras no feminino, e serão escolhidos 16 jogadores para a fase final e 10 irão aos Jogos Sul Americanos.

Hoje tanto no naipe masculino, como no feminino, foram realizados jogos-treinos contra a equipe do Guarujá, que há alguns anos já executam um bom trabalho sobre o comando do Professor Fábio.
As seleções também participarão neste final de semana da etapa paulista de handebol de areia, que serão realizados no mesmo local dos treinamentos, além de treinar, a seleção estará jogando com diferentes times de diferentes estilos de jogo, aproveitando para executar o trabalho que vem sendo treinado. Lembrando que na seleção masculina encontram-se os atletas Bruno Carlos de Oliveira e Jaime Torres, grandes nomes do handebol de quadra e areia, representantes MDH.

Nesta sexta-feira dia 18, as seleções masculina e feminina estarão presentes ao amistoso da seleção de quadra masculina que se prepara para o Pan americano, e joga contra a seleção Sub-23 da Dinamarca.
A realização desse treinamento tem o empenho do professor Paulo Martins, responsável pelo Handebol de Areia da Federação Paulista de Handebol e o apoio da Prefeitura de Guarujá, através do Secretário de Esportes e Lazer, Sr. Elson Maceió dos Santos.

Idalina Borges Mesquita - Daly

Daly pode dizer com convicção que tem uma história de sucesso na seleção brasileira feminina de handebol. Depois dos ouros em Winnipeg em 1999 e Santo Domingo em 2003, a jogadora colocou em seu currículo o título no handebol também nos Jogos Pan-Americanos do Rio. Com isso, garantiu vaga para as Olimpíadas e carimbou seu passaporte pela terceira vez, rumo a Pequim. Na China, fez apenas dois gols e viu a equipe piorar seu desempenho, caindo da sétima posição em Atenas para a nona, mas tendo bons momentos, como a vitória contra a Coréia do Sul, que tinha sido campeã em 2004.
Natural de São Gonçalo (RJ), Daly começou a jogar handebol na sua cidade aos 15 anos. Sua primeira experiência foi no Colégio de Aplicação Dom Hélder Camara e no Clube Esportivo Mauá.
Hoje atleta em tempo integral, viveu o momento mais difícil de sua carreira em Sydney-2000, quando contundiu o joelho. Após passar por cirurgia, teve de se ausentar das quadras por um ano.
O retorno com sucesso às quadras, entretanto, não tardou e Daly pôde participar da histórica campanha do Brasil nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, quando o Brasil conseguiu a sétima colocação. Foi a melhor participação brasileira nos Jogos.
Daly esteve na maior parte das últimas conquistas da CBHb, participando de sete mundiais, desde 1995, e somando títulos como o do Torneio das Nações, disputado na Holanda.
Como a maioria das companheiras, a jogadora atua por um clube europeu. Atualmente, ela defende o Thüringer HC, da Alemanhã,  O clube é o atual campeão da Bundesliga.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Sistema defensivo 3x2x1

Para diferenciar dos outros sistemas defensivos por zona, esta defesa tem três linhas defensivas. O defensor lateral direito, esquerdo e central formam a primeira linha defensiva junto à área dos seis metros. O defensor lateral direito e esquerdo formam a segunda linha de defesa, que se situa a cerca de dois passos à frente da linha de seis metros. O defensor avançado forma a terceira linha defensiva, na linha dos nove metros.

Sistema defensivo 4x2

Esse sistema é utilizado contra equipes com dois especialistas de arremessos de meia-distância, cujo jogadores de seis metros são de pouca técnica. Quatro jogadores (defensores laterais e centrais) ocupam a zona dos seis metros e dois jogadores (defesas avançadas) colocam-se na zona dos nove metros.

Sistema defensivo 5x1

O sistema de defesa por zona 5 X 1 é uma variação do 6 X 0. Cinco jogadores ocupam a zona dos seis metros e um é destacado para colocar-se na linha dos nove, para cumprir ações especificas inerentes ao sistema.

Sistema defensivo 6x0

O Sistema Defensivo 6x0 Este sistema de defesa é a base de todos os demais. Os seis jogadores são distribuídos em torno da linha dos seis metros, sendo que cada defensor é responsável por uma determinada área na zona de defesa.

Táticas defensivas

No handebol são usados sistemas defensivos como o 3x2x1, 5x1, 6x0, 4x2, 3x3 e 1x5. O sistema mais utilizado é o 6x0, onde se encontram 6 jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros. A defesa 5x1 também é bastante utilizada onde 5 jogadores se posicionam na linha dos 6 metros e um jogador (bico ou pivô) se posiciona mais à frente que os outros. Não existem categorias e idades exatas para se utilizar cada tipo de defesa, isso depende da postura tática do defensor e, principalmente, da postura da equipe adversária. Além disso, nos jogos entre equipes de alto nível técnico, é comum a variação de formações de defesa durante o jogo, com o objetivo de confundir o ataque adversário.
Ai galera do HANDEBOL...logo,logo estarei postado sobre os principais e as principais atletas de HANDEBOL do Brasil e do mundo !!!

Zezé Uma vida dedicada ao Handebol - MdH 15/04/2011


ZeZé contou ao Mdh que é o handebol em sua vida
Eu comecei a jogar Handebol aos 14 anos, na seleção entrei com 17 na época (muito tempo atrás, risos) infelizmente não tinha seleção Junior e fui direto para Seleção adulta, joguei de 1986 até 2004, ou seja, 19 anos na Seleção adulta de handebol indoor, e na Seleção de handebol de areia desde que iniciou em 1997, e terminei em 2009.
No Mauá eu joguei desde 1985, e infelizmente até quando optei em sair em 2007, logo após teve término da equipe, e sabemos bem que o handebol sempre teve um grande admirador chamado, "Carlos Alberto Goldstein", e sem ele tivemos uma queda considerável no handebol carioca. Handebol que hoje não tem jogos, não tem participações expressivas em Ligas nacionais, triste, mas se não tiver pessoas apaixonadas, nada vai além por aqui, e eu, por exemplo, só posso ir até onde meu dim dim dá, mas até conseguimos ser Campeãs brasileira em 2009, e não era pra ser assim.
Nossas atletas cariocas tiveram participações tanto em Seleção como em Clubes no exterior (DALY, ALESSANDRA, CHICÓRIA, VIVIANE, LUCILA, ALINE PATETA, e as de coração DARLY, DARA), ou seja, talentos o Rio sempre teve, mas e agora com o que temos por aqui em campeonatos, dá até um nó no coração.
Eu tenho um amor pelo handebol, e sou apaixonada pelo handebol de areia, eu amo estar nas areias, e embora saiba que o tempo passa, encontrei uma forma de fazer do meu lazer o esporte que amo e vejo talentos que sei que podem ir longe, ou seja, aos poucos to conseguindo passar do lado atleta para o de Treinadora e Técnica, não é fácil, sou uma atleta, quer dizer fui.
Eu sou uma pessoa realizada com os resultados que consegui no handebol, pois sempre com pouquíssima estrutura quando eu era atleta de rendimento. Afinal de contas consegui o primeiro título que deu direito a primeira participação Olímpica e com o handebol de areia Bicampeã Mundial. Pude parar bem, só não consegui mesmo uma estrutura financeira legal, uma pena, mas sei bem que, alguns plantam e outros colhem, sei que preparei uma parte do que o handebol conseguiu, mas e agora quando vejo a decadência, fico furiosa, me irrito com resultados positivos para Argentina, por exemplo, sei que a culpa não é dos Atletas, mas sim de uma estrutura, fazer do nosso handebol um esporte de respeito e vejo gozações em blogs com federações e Confederação, e acho isso uma falta do que pensar pra melhorar. Por que as pessoas não reclamam com quem pode resolver, se é que alguém pode resolver. Estamos hoje sendo motivo de um esporte sem organização, sem marketing, sem dinheiro, sem nada. E isso sim me faz pensar, como foi bom jogar em uma época que o poder tinha uma influencia pequena em tudo.
Minha equipe Z5 HANDEBOL, como o nome diz "Z" de Zezé e "5" numero que joguei na maior parte do tempo de minha carreira atlética, foi formada quando por motivos particulares sai do RJ, e retornei e o Mauá tinha acabado e eu precisava me refazer de uma digamos assim frustração, resolvi reunir amigas e simplesmente bater uma bola. Mas pelo que já tinha sido bater uma bolinha nunca foi a minha praia, e levamos a sério. Não tenho parcerias, não porque não quero, mas porque hoje, até cansei de pedir, eu e as amigas da equipe dividimos as funções e sou leiga na parte burocrática, gastei muito e não consegui nada, e resolvi bancar no que posso e as meninas ajudam no que podem e vamos nos mantendo. Jogamos por Amor, simplesmente por amar mesmo o handebol. Falam que sou uma guerreira, mas acho que apenas faço o que gosto e de coração.
Não cito nomes, mas algumas coisas aqui no Rio me entristecem pelo que já representei e hoje parece que tenho que mendigar ajuda dos que já me tiveram como símbolo.
Temos um campeonato carioca ruim, sei que temos ainda muitos talentos, mas ficam por aqui e param. Raríssimos saem daqui. O Zeba, Diogo, poxa cadê nossa estrutura? O que pode melhorar? Querer melhorar não basta, tem que fazer acontecer e não sei até onde vai o interesse.
Mudei meu foco há alguns anos para iniciação, para região carente e me adaptei, foi triste, pois sempre me vi no esporte rendimento, almejei dirigir seleção brasileira e tudo mais, mas depois repensei e me coloquei exatamente no lugar onde me puseram, continuo no mesmo lugar ralando como uma louca pra poder ter a sobrevivência, e foi através de pessoas no esporte educacional que estou conseguindo me reerguer, pois como pensar em rendimento aqui no Rio, não temos nada. Meu clube amado Mauá, acabou equipe adulta, mantém apenas categorias menores e esse ano ainda desistiu de participar do Campeonato Estadual por falta de organização da federação, ou seja, menos um clube.
O que a Confederação fala ou a federação. Eu não sei e nem pergunto, posso até ser culpada, mas vejo que enquanto alguns se matam, outros não estão nem ai. Não sou e nunca fui política, aliás, nunca foram comigo.
Admiro a proposta de caça talentos, trabalho com algumas crianças maravilhosas, tenho uma equipe encantadora de 9 aninhos e quero muito poder ter continuidade, não parar.
Mundial no Brasil? Cadê a divulgação? Será que o trabalho realizado está sendo condizente com o evento? Eu participei de 10 mundiais e acredito que nenhum deles teve o que está tendo aqui, eu pelo menos não estou vendo quase nada, pra ter idéia recebi através de um site de relacionamento um vídeo da cidade, somente isso.
Bem em relação ao Clube Mauá ele acabou na categoria adulto por falta de patrocínio, a Universo que era o Patrocínio maior, e com o falecimento do Carlinhos não apoiou mais e sem apoio não tem atletas de rendimento. Se tivéssemos como prioridade o handebol acredito que teríamos totais condições, mas o Clube não tem como prioridade, pois não vê no handebol algo que traga benefícios, e vê como gasto desnecessário, conta-se hoje com um forte patrocínio (Coca Cola), mas que consegue manter apenas as categorias de base e pagamento dos professores, isso é o que eu sei o que me dizem.
O Beach aqui no Rio está muito forte, tem equipes que com esforços treinam, se dedicam, mas enfrentam grandes dificuldades financeiras, os atletas se bancam para poder disputar, pouquíssimas equipes tem algum tipo de ajuda. Não acho que a organização seja a ideal, mas não posso negar que já foi pior. Precisamos ter mais etapas, um calendário mais rico em competições pelas equipes que temos hoje no RJ, e acredito que se tivéssemos o mínimo, seríamos uma potencia ainda maior no Handebol Nacional.
Em relação ao handebol após Pan 2007, onde fui comentarista pela Record, não vi nada que pudesse falar que tenha sido feito para a melhoria, mesmo com atletas no feminino jogando na Europa, e uma pequena parte da Seleção Nacional atuando no Brasil, sei que os Clubes querem um calendário que seja de acordo também com o deles, senão, não tem como liberar para disputa de jogos na América, e com isso dificulta nossos jogos, como o que aconteceu nos jogos que o Brasil perdeu o título para Argentina, quase morri sabendo e me deu uma vontade de gritar, estão acabando com o que estava sendo construído, mas sei que é muito maior, e que essa parte burocrática tem que ta juntinho para que o nosso resultado melhore.
Agora friamente, com o Mundial aqui no Brasil, como acreditar em chances de medalha? Como? Não basta o querer, tem que se fazer algo. Nosso problema é estrutural.
Acho que evoluímos sim, respeito o Brasil tem, tanto no handebol de quadra como no handebol de areia. Não somos vistos como aquele País de coitadinhos que íamos a Mundiais pra levar porrada, hoje nossos atletas tiveram melhoras consideráveis, mas ainda falta, falta muito. E pela brasileira que sou ACREDITO, mas temos que ter uma boa renovação, como hoje no Rio tem inúmeros Projetos de Caça talentos, mas por vezes lidamos com a falta do nosso esporte na mídia, e sem mídia, não tem investimentos de empresas, isso é fato. E isso eu sinto na pele. Lembra da Minha Amada Z5? Pois é.
Temos TUDO para melhorar com a mudança da Sede para São Paulo, já é um passo grande, ter também um Centro de treinamento, estamos evoluindo, isso eu também acredito, não sou uma pessoa que esta aqui pra falar mal, falo o que penso e acho que ficar só detonando não chega a lugar nenhum.
Eu joguei muito tempo como Profissional, mas essa palavra Profissional não foi muito ao pé da letra pra mim não, mas um semi profissional, iniciei e terminei jogando por AMOR. Hoje se me perguntarem se me arrependo digo SIM. Pois não tive nenhuma diferenciação por ter ficado ou não aqui no Brasil para vestir a camisa em nossa primeira participação Olímpica (SIDNEY 2000), mas isso já é outra conversa.
Participo da CARAVANA DO ESPORTE, um Projeto da ESPN que me faz mudar alguns conceitos do esporte, até fiz uma especialização em Educação Física Escolar em função dessa escolha de conhecer esse mundo maravilhoso, e através dele vi na criança algo muito maior que vivi na vida esportiva, a Caravana do esporte e um programa da ESPN que leva a algumas Cidades do Brasil com selo da UNICEF um grupo de professores para capacitar outros profissionais e juntamente com atletas voluntários desenvolvem um trabalho lindo que sou apaixonada, este programa geralmente é transmitido mensalmente.
Vejo o esporte com vários significados, e talvez o maior deles seja ver que posso mudar uma parte, dar prazer com um simples brinquedo que vivi durante 25 anos, uma bola, um gol, amar o handebol como algo capaz de mudar, de fazer um cidadão, de como já senti na pele tirar crianças de um lado tão escuro e fazê-las ver que o auge de um atleta talvez seja estar em um campo, num barro, em uma tribo e sentir a vibração tão diferente do que é fazer um gol, já fiz gols olímpicos, já tive títulos diversos, acho que todos, já fui ídolo, mas sempre serei a Zezé, e isso talvez possa fazer a diferença para eu tratar de todos os assuntos aqui perguntados sem receio, tenho apenas algumas tristezas com o handebol, mas digamos assim 90% foram e são alegrias, pois o sentido que dou a minha vida é feito da profissão que tenho, das amizades feitas que são pra sempre.
O parar de jogar quando se é atleta de rendimento é uma das piores partes da vida, por isso hoje eu faço meu lazer que é jogar handebol de areia.
Se me perguntarem de onde tiro tanta força. Eu digo do amor por esse esporte que me deu tanto e hoje me sinto na obrigação de fazer algo por ele, de fazer algumas Dalys para que eu possa me orgulhar, de tirar algumas crianças de um lado ruim, de levar minha vivencia pra quem quiser.
Recordações de alguns momentos de vitória como pan de Winnipeg, dos títulos mundiais, da participação Olímpica e também de momentos de dificuldades como o de 45 dias na Rússia sem rumo, sem comida e sem passagem de volta pra casa, por querer que o handebol tivesse um lugar ao sol.
Momentos de perda como a do Carlinhos, que com isso deixou de ter um lutador do Handebol brasileiro, e com certeza as grandes perdas no handebol carioca.
Eu já pensei em largar tudo e ganhar dinheiro, mas ainda to conseguindo ser feliz dessa forma.
Fazendo o que simplesmente amo.