Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de junho de 2011

MUNDIAL FEMININO DE 2011

Pela primeira vez na história, a América sediará um Campeonato Mundial de Handebol Adulto Feminino. Em dezembro de 2011, o Brasil, mais especificamente o estado de Santa Catarina, receberá uma das maiores competições da modalidade.

"Sem dúvidas, será o maior passo do handebol brasileiro e das Américas. Viemos nos preparando em etapas, primeiro realizamos dois mundiais de juniores, um masculino e outro feminino, depois dois mundiais de beach handebol, diversos eventos pan-americanos, enfim, nos preparamos nesses últimos anos, já pensando em realizar esse Mundial no Brasil", disse o presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz Oliveira.

Manoel comenta sobre as expectativas em relação aos resultados. "O nosso objetivo maior com a realização desse Mundial é colocar o Brasil entre os melhores do mundo. Vamos ser avaliados tanto na parte administrativa, quanto técnica. Por isso, vamos organizar esse campeonato da melhor maneira possível, provar a maturidade do país em eventos esportivos e buscar a melhor classificação da história do handebol brasileiro", disse.

O Brasil foi eleito por unanimidade na IHF (Federação Internacional de Handebol). "Inicialmente, além do Brasil, outros países também pleiteavam realizar o Mundial, mas pelo bom conceito internacional que temos, eles acabaram desistindo para nós sediarmos o campeonato. Depois, no início de janeiro, Miguel Roca, que é membro da IHF, fez a inspeção das instalações e de toda a infra-estrutura dos municípios de Santa Catarina que receberão os jogos. O relatório dele foi muito positivo, o Conselho da IHF, que é quem define as sedes, gostou da apresentação da CBHb e o projeto foi homologado com louvor e aprovado por unanimidade", explicou Manoel Luiz.

As cidades escolhidas para sediar o Mundial de 2011 são Florianópolis, São José, Itajaí, Blumenau, Brusque, Jaraguá do Sul e Joinville. O estado de Santa Catarina foi escolhido pela CBHb por muitos motivos. "Entre tantos estados brasileiros que tinham plenas condições de sediar o Mundial, a CBHb escolheu Santa Catarina pela questão da logística, do custo x benefício, da infra-estrutura, das instalações esportivas e também devido ao apoio claro das autoridades do estado e das cidades catarinenses na realização do evento", disse.

O orçamento para a realização do Mundial Feminino é de aproximadamente 18 milhões de reais. "Algumas instalações têm que ser melhoradas, temos que fazer pequenos ajustes, mas a nossa expectativa é que não chegue a esse valor total. Os recursos virão de diversas parcerias, IHF, patrocinadores, do Ministério dos Esportes, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), do estado de Santa Catarina e dos municípios participantes", disse Oliveira.

O planejamento estratégico do Mundial começará a ser discutido após a Assembléia Geral Ordinária da CBHb, que acontecerá nos dias 6 e 7 de fevereiro, em Aracaju (SE). "Vamos começar a agir diretamente depois da Assembléia. Queremos mobilizar o país, principalmente o estado de Santa Catarina. Pretendemos fazer uma série de eventos, atividades esportivas, criar vários núcleos do Projeto Mini-Hand Petrobras e fortalecer a divulgação do handebol na mídia local para em 2011 realizarmos um grande evento", disse Manoel.

Para finalizar, o dirigente brasileiro afirma que o Mundial de Handebol terá inúmeros benefícios e oportunidades de negócios para o Brasil e, principalmente, para o Estado de Santa Catarina.

Diversas cadeias de televisão e jornalistas de todas as partes estarão divulgando para mais de 200 países, concomitantemente com o handebol, o potencial turístico do Estado.

"Temos certeza que a economia do estado e principalmente das cidades envolvidas será bastante aquecida com a valorização do evento. Sem dúvida, o mundial 2011 deixará um grande legado para futuros negócios em Santa Catarina", finalizou o Presidente da CBHb.


Fonte: Photo&Grafia 

Sem comentários:

Enviar um comentário