Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Para técnico, seleção feminina de handebol tem condições de brigar com as melhores

O dinamarquês Morten Soubak assumiu o comando da seleção brasileira de handebol há dois anos e pela primeira vez conseguiu reunir todo o grupo para um período de treinamento antes das três importantes competições que a equipe tem pela frente até o final do ano.
No momento, as meninas se preparam para o Campeonato Pan-Americano, que acontece no final do mês em São Bernardo e é classificatório para o Mundial, que será disputado no Brasil em dezembro, o que já garante as brasileiras no torneio.
No meio dessas duas competições, a seleção disputará os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, que classifica o campeão para Londres-2012.
Para Soubak, o Brasil tem condições de brigar por uma medalha no Mundial em dezembro. “Essa equipe é competitiva para brigar entre os melhores”, avalia o treinador.
“Quando eu digo isso, tem muita gente que ri, tem gente que não acredita na gente. Cada risada, sorriso serve de força para continuar”, explica o técnico dinamarquês.
Com o grupo completo, Soubak avisa que a seleção brasileira vai entrar forte em todas as competições que disputará e estará na briga por medalhas.
A confiança do dinamarquês só vai embora quando o assunto é a estrutura do handebol brasileiro. “Falta muita coisa para comparar com as grandes potências do handebol. Investimentos é só uma delas”, sentencia.
Soubak explica que a vantagem do handebol lá de fora é que os atletas começam a praticar a modalidade desde cedo. “No Brasil, as crianças nascem jogando futebol, com dois, três anos já estão com a bola no pé. Nas potências do handebol, com três, quatro, cinco anos, as crianças já estão indo para as escolinhas de handebol, que não existem aqui no Brasil. As crianças aqui vão começar a modalidade com 12, 13 anos, mas as outras já estão oito anos na frente”, explica.

Período de treinamento
As meninas do Brasil se reuniram para um período de treinamento essa semana em São Paulo. O grupo conta com 22 jogadoras convocadas,  das quais apenas sete atuam no Brasil. Porém, a delegação será reduzida para a disputa do Pan-Americano.
Durante o treinamento desta quarta-feira, Soubak deu ênfase nos treinamentos de finalizações e defesa. O técnico dinamarquês chegou a interromper o treino algumas vezes para corrigir as atletas.
No final da atividade, Soubak reuniu todas as jogadores e parece não ter ficado muito satisfeito com o resultado, ressaltou que as meninas precisam evoluir para conseguir resultados positivos.
A delegação brasileira viajou para Praia Grande, litoral paulista, onde enfrenta a seleção da Suécia em amistoso nos dias 21 e 23. Um terceiro jogo entre as duas equipes deve ser marcado para São Bernardo, mas a data ainda não está confirmada.

Sem comentários:

Enviar um comentário